Pular para o conteúdo principal

Frei Galvão – Assistente espiritual da Ordem Terceira

Resultado de imagem para frei galvão

Em 09 de agosto de 1776, Frei Galvão foi empossado no cargo de comissário da Ordem Terceira da Penitência de São Francisco (Hoje Ordem Franciscana Secular).

É interessante saber que quando foi nomeado para dar Assistência Espiritual à Ordem Terceira, Frei Galvão encontrou resistência por parte de alguns dos irmãos da Fraternidade. O motivo dessa resistência nada teve a ver com a pessoa de Frei Galvão.

É que os membros dessa fraternidade eram muito apegados ao Comissário anterior, Frei Inácio do Nascimento Sales, e não conformados com a sua transferência para a cidade de Itu, pressionaram o Padre Provincial para que revogasse essa transferência.

Mas não foram atendidos . Ao contrário, foi lhes dado a garantia de que o Frei Galvão que substituiria Frei Inácio seria do agrado de todos.

Aos poucos com muita atuação competente e atenciosa, foi conquistando a simpatia da fraternidade, que lhe devotava profunda amizade e admiração.

Desenvolveu sábias medidas à respeito do patrimônio da Ordem , investindo em bens imóveis, que dariam sustentabilidade econômica à Ordem Terceira.

Desenvolveu também a parte espiritual da formação dos membros da Venerável  Ordem Terceira. Sua atuação foi tão eficiente que por diversas vezes seus superiores o nomearam para outras tarefas, como Visitador Oficial em diversos Conventos da Província. Isso prova a grande confiança que ele gozava na Ordem Franciscana.

Até o ano de 1779, podemos encontrar nos Livros de Atas da Venerável Ordem Terceira as assinaturas de Frei Galvão.


Enquanto residiu no convento São Francisco, a atividade apostólica de Frei Galvão foi muito intensa. Por mais de 55 anos, além de desempenhar os cargos que a Província lhe incumbia, era dali que partia para as suas viagens missionárias, para cuidar e orientar as religiosas do Recolhimento da Luz, construir os mosteiros da Luz e de Santa Clara, dar assistência à Ordem Terceira. Para o bem da verdade, mesmo morando nos últimos anos no Mosteiro da Luz, por problemas de saúde, durante os quase 60 anos de seu sacerdócio sempre pertenceu ao Convento São Francisco, do Largo São Francisco.

Comentários