Pular para o conteúdo principal

Jovens se preparam para a Caminhada Franciscana

caminhada830_300317

Neste fim de semana, a cidade de Rodeio (SC), receberá a 6ª edição da Caminhada Franciscana da Juventude. O encontro contará com a participação de 560 jovens, o maior número de inscritos de todos os eventos já realizados pelo Serviço de Animação Vocacional (SAV), conforme destaca o Coordenador, Frei Diego Melo. “Não imaginávamos que haveria tanta adesão, uma vez que realizamos as Missões Franciscanas da Juventude há pouco menos de 3 meses e sabemos que não é tão simples para os jovens se organizarem para uma viagem como essas. No entanto, eles nos surpreenderam com tamanha adesão, o que nos causa muita alegria e indica que estamos no caminho certo”, afirma.

Com o tema “Eis que Ele vai passar” (1Rs 19,11), os jovens percorrerão aproximadamente 35 km, passando por diversas paróquias e locais significativos da cidade, como a Comunidade Terapêutica Beth Hayôtser e o Eremitério Frei Egídio, uma casa de retiros em estilo medieval e que fica no alto de uma montanha.

A partir da espiritualidade, a Caminhada Franciscana da Juventude deseja oferecer aos jovens a experiência do silêncio e contemplação, para despertar no jovem esta sensibilidade, fortalecendo o encontro com Deus e consigo mesmo.

Os organizadores contam também que para acolher todos os participantes foi necessário um grande envolvimento das famílias locais. “Durante a preparação houve uma grande mobilização na cidade de Rodeio para que as famílias acolhessem a esse tão grande número de jovens em suas casas. Fizemos uma ampla divulgação em rádios, jornais, celebrações, internet etc. Assim, já temos hospedagem nas famílias para todos”, afirma.

Juventude e vocação

A 4ª edição da Caminhada Franciscana da Juventude acontece em uma das casas de formação da Província, o Noviciado São José, e contará com a participação dos noviços. O coordenador do SAV acredita que será também um grande momento de divulgação e promoção vocacional. “Queremos mostrar aos jovens a beleza da vida religiosa franciscana como um caminho que pode ser uma resposta para muitos deles”, acrescenta o frade.

Reflexões para o Sínodo dos Bispos

A Caminhada será marcada também pela apresentação do Sínodo dos Bispos sobre a juventude. Os jovens de Bauru e Agudos, cidades-sede da próxima Missão Franciscana, prepararam todo o material que será apresentado para os participantes da Caminhada. “Serão os próprios jovens que irão refletir sobre a sua própria realidade e poderão, inclusive, sugerir novos caminhos de evangelização. Trata-se, portanto, do protagonismo juvenil nesse processo”, afirma Frei Gabriel Dellandrea, do SAV.

Entre os participantes, estará Washington Lima, do Secretário Nacional da Juventude Franciscana (Jufra). Ele, além de participar da Caminhada, fará um convite para que os jovens conheçam melhor a Jufra. Outra presença a ser destacada é a dos jovens da Paróquia São Pedro, de Gaspar (SC). Serão 136 jovens, entre eles o pároco, Frei Paulijacson de Moura.

Fonte: http://www.franciscanos.org.br/

Comentários