Pular para o conteúdo principal

D. Odilo fala de suas preocupações e sonhos e adianta que vai convocar Sínodo Arquidiocesano

religiosos_020217_4

Moacir Beggo

São Paulo (SP) – Na Festa da Apresentação do Senhor, nesta quinta-feira, 2 de fevereiro, o Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer encontrou-se, às 15 horas, com os religiosos e religiosas, seminaristas, sacerdotes e bispos, durante Ação de Graças pelo Dia da Vida Religiosa Consagrada na Capela Sagrada Família, no bairro do Ipiranga, ocasião em que também celebrou os seus 15 anos de ordenação episcopal.

Dom Odilo falou da importância da Vida Religiosa Consagrada na Arquidiocese e pediu que os religiosos e religiosas “se sintam em casa”.  “Hoje é a festa de apresentação do Senhor no templo, mas é inevitável não falar daquela que levou Jesus ao templo, aquela que trouxe Jesus ao mundo e, portanto, dedicou sua vida inteira a Deus. Por isso, Maria é a consagrada por excelência. Foi consagrada, não no sentido dos religiosos, mas no sentido originário daqueles que aderem a Deus pela fé. A vida religiosa consagrada é uma forma particular de adesão a Deus, com a dedicação a um carisma particular na Igreja. A consagração do cristão acontece no batismo e pode ser vivida em todos os estágios”, acrescentou.

Dom Odilo reforçou que a Vida Religiosa Consagrada é necessária à Igreja para que ela possa desempenhar bem a sua missão de testemunha do Evangelho: “Vós sereis testemunhas do Evangelho…”, citou. “Quero registrar o meu apreço por todo o bem que vocês fazem, pela sua presença na Arquidiocese, pelas múltiplas formas de testemunho do Evangelho que vocês prestam nas suas comunidades religiosas e as muitas formas de ação pastoral”, frisou, lembrando que até a Proclamação da República, apenas cinco ou seis Ordens religiosas eram responsáveis pela evangelização em São Paulo.

“Sintam-se em casa na Arquidiocese, sintam-se participando da missão da Igreja de São Paulo, do serviço e da missão ao povo de Deus, da animação da vida eclesial nas muitas formas de evangelização”, enfatizou, mas o Cardeal também partilhou com os religiosos suas preocupações e sonhos, principalmente com a pastoral vocacional e a vida eclesial.

“Primeiro peço uma renovada atenção à pastoral vocacional para o sacerdócio e para a vida consagrada. A Igreja não vive sem aqueles que dedicam sua vida aos outros. Será que este é um tempo fadado a não ter vocações? Será que Deus parou de ouvir as nossas preces?”, questionou, informando que nos próximos dias haverá uma reunião para pensar de que maneira se poderá fazer o trabalho vocacional. “Sonho com uma primavera de vocações nas nossas paróquias, dioceses, enfim na Igreja”, confessou.

Dom Odilo também propõe uma renovada animação na vida eclesial na Arquidiocese de São Paulo. “É só uma ideia que ainda está no estágio inicial, mas que não pode ser postergada. É só olhar as estatísticas de batizados, para ver a queda. O que significa isso? Está esfriando a fé da Igreja? Estamos perdendo o elo da fé na transmissão de uma geração para outra?”, questionou, lembrando que somente 35% se apresentam para  o crisma e que menos de 20% dos jovens procuram a Igreja para se casar. “O que é isso? Há muita coisa para ser pensada. Há pouca catequese. Poucos se apresentam para a continuação da vida cristã”, atestou.

Dom Odilo informou que este ano vai convocar  Sínodo Arquidiocesano para se “repensar muita coisa” e convocou os religiosos e religiosas para esta empreitada. “Conto com vocês! Vamos pedir a Deus que nos ajude a encontrar o rumo. Não é motivo de desespero, de desânimo, não! A gente sabe que isso tudo está dentro de um contexto cultural, mas nós, de toda maneira, não podemos cruzar os braços e dizer ‘é assim mesmo, vamos esperar tempos melhores’. Não! Vamos arregaçar as mangas e fazer a nossa parte. Conto com vocês”, convidou.

O encontro foi motivado pela Conferência dos Religiosos do Brasil, Regional São Paulo, e reuniu os bispos Dom Julio Endi Akamine, recém-nomeado Arcebispo de Sorocaba; Dom José Roberto Fortes Palau, bispo auxiliar da Região Ipiranga; Dom Antônio Celso de Queiros; Pe Rubens Pedro Cabral,OMI, coordenador da CRB-SP.

Dom Odilo lembrou especialmente a Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, que acolheu os religiosos e disse que o lugar onde viveu Santa Paulina não poderia  ser mais propício para o encontro. Também fez questão de agradecer a D. Júlio pelo serviço evangelizador que prestou na Arquidiocese.

O Ministro Provincial, Frei Fidêncio Vanboemmel, representou a Província Franciscana da Imaculada Conceição no encontro.
religiosos_020217_3



Comentários