Pular para o conteúdo principal

Sudeste III da Ordem Franciscana Secular elege novo Conselho

ofs_220816_2


Com o tema “Fiéis à Regra para restaurar a Igreja, a vida fraterna e a sociedade”, foi realizado de 19 a 21 de agosto, no Seminário de Agudos (SP), o Capítulo Ordinário Eletivo da Fraternidade Regional Sudeste III/SP, da Ordem Franciscana Secular do Brasil. O lema escolhido foi “Prometi, fiel serei”. O Ministro Nacional Vanderlei Suelio Gomes presidiu o Capítulo e o Assistente Espiritual Nacional, Frei Alexandre Patucci, OFMConv., fez uma brilhante reflexão sobre o tema do Capítulo, antecedendo a votação, que contou com a presença de 173 capitulares.


“É importante destacar o quanto no percurso de Francisco de Assis a primeira coisa que ele acabou restaurando, foi a si mesmo! Este ponto liga-se aquilo que se propõe como lema: “Eu prometi, fiel serei”! Ou seja, tal ‘restauração’ só toma cargo a partir deste ‘eu’ que promete: ‘Fiel serei’. Mas ser fiel a quê? Ser fiel aquilo que vislumbramos como sentido de vida: A Regra, que de fato, mais do que regras no sentido de normas e leis, expressa para nós ‘Vida’, sentido de vida, uma forma de viver e ser, e que para nós se manifesta a partir de algo muito concreto: a Fraternidade! Francisco quando falava da Regra dizia que ‘a Regra e a vida dos irmãos é esta..’ (art. 4)”, explicou Frei Alexandre.

O frade convidou os participantes a não verem a Regra como peso. “Francisco foi conhecido como ‘jogral de Deus’. Por isso seria interessante pensar a regra, a modo de ‘jogral’ ou ‘jogo': Todo jogo ou brincadeira possui regras. Não se vê nelas algo negativo que impede a liberdade, antes se vê nelas aquilo que possibilita o jogo e a brincadeira! E sempre aquele que joga ou brinca faz experiência de liberdade! A liberdade de Jesus Cristo, a liberdade dos filhos de Deus que Paulo aborda em suas cartas (“Foi para a liberdade que Cristo nos libertou”, Gl 5,1): a liberdade que Francisco encontrou: jogral de Deus, jogando o jogo do Reino, poeta do Reino! Viver a regra com esta liberdade de espírito, com a criatividade de quem brinca ou joga um bom jogo, e de quem canta os louvores do Senhor!”, ensinou.


Num clima alegre e de fé, foram eleitos para compor o novo Conselho no triênio 2016-2019: Ministro: Antônio Júlio Martins; Vice-Ministro: César Augusto Galvão;Coordenadora de Formação: Bernadete de Lourdes Franco Pereira; 1ª Secretária: Myrthes Maria Vega de Mattos; 2ª Secretária: Rita de Cássia Rocha Bastos Plotegher; 1º. Tesoureiro: Mario Zanchetta Sobrinho; 2º Tesoureiro: Lauro Antonio Baruqui Pirola; Coordenadores do 1º Distrito: Ana Maria Rodrigues de Lima, Fernando Gregório de Oliveira e João Carlos Martins; Coordenadores do 2º. Distrito: João Paulo do Nascimento e Paulo e Paulo Alexandre Ferreira;Coordenadores do 3º Distrito: Angelina Lopes Costa e Paulo Alceu Justen; Coordenadores do 4º Distrito: Eduardo Aparecido Martins de Melo e Ana Cândida de Oliveira Diniz;Coordenadores do 5º distrito: Antônio Flavio Batista e Neolita Soncin; Coordenadora do 6º. Distrito: Ana Angélica Lopes Pereira; Coordenadora do 7º Distrito: Sirlei Gomes; Coordenadores do 8º Distrito: José Juvenal da Silva e Elton Aparecido Michetti. Conselho Fiscal: Cleide Aparecida Marchi, Aldevir Brunini e Jalile Yared de Barros Sene; Conselho Fiscal Suplente: Silvio José de Barros, Antônio Carlos Alves e Edite Costa Beber.

Comentários