Pular para o conteúdo principal

Mini Encontro 26.06.2016

Irmãos e irmãs,
Paz e bem!

Aconteceu no domingo dia 26/06/16 o Mini-encontro da capital na fraternidade Frei Galvão, na Vila Dionísia.

O encontro começou com a santa missa presidida pelo Frei Hipólito Martendal, OFM  e concelebrada pelo padre José, da Paróquia Nossa Senhora de Fátima. O tema: “Olhou-me com misericórdia”, foi tratado desde a homilia e estendeu-se por todo o dia.

Após saboreamos o delicioso café da manhã bem quentinho com pães e bolachas.

Em seguida nos dirigimos para o salão da fraternidade e ao som de cantos franciscanos cada fraternidade foi acolhida com palmas e muito carinho e atenção.

Mesmo com um número reduzido de irmãos e fraternidades, nosso encontro transcorreu bem animado no amor fraterno.

O irmão Marcos Cézar Jasnievski, ministro da fraternidade local, deu as boas vindas aos presentes acolhendo em nome da fraternidade Frei Galvão.

Contamos com a presença do Paulo Amâncio, Coordenador do CRAI (Centro de Referência e Acolhida para Imigrantes). O CRAI busca promover o acesso a direitos e inclusão social, cultural e econômica dos imigrantes da cidade de São Paulo, por meio de atendimento especializado a esta população, na oferta de cursos e oficinas além do atendimento do acolhimento. A criação do espaço atende a Meta 65 do programa de Metas da atual gestão da Prefeitura de São Paulo, que prevê a criação e implementação de Política Municipal para Migrantes na cidade. O endereço: Rua Japurá, 234 – Bela Vista.
O projeto é uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) e da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS). A gestão do CRAI é realizada em parceria com o Serviço Franciscano de Solidariedade (Sefras). O Serviço também conta com o apoio da Secretaria Nacional de Justiça, do Ministério da Justiça (SNJ/MJ).

O Paulo descreveu os trabalhos, as expectativas, as parcerias com a Prefeitura,  as dificuldades no atendimento aos imigrantes na cidade de São Paulo. Os imigrantes são milhões de pessoas em todo o mundo que procuram um destino fugindo das guerras, fome e violências e outras tantas perseguições religiosas e políticas.       

E estavam presentes também 04 nigerianos que transmitiram para a assembleia as dificuldades encontradas na chegada e adaptação no Brasil.

Mas que apesar de tudo se sentem felizes em nossa pátria. Foi muito bom!

E para finalizar nosso dia, o Frei Hipólito relatou sua experiência como filhos de imigrantes. Sua família, os desafios de seus antepassados numa terra distante. Comentou também dos trabalhos do Convento São Francisco no acolhimento aos moradores de rua em tempos de inverno na cidade. E fez o fechamento do nosso dia de encontro “No olhar misericordioso do Senhor”!

Para encerrar saboreamos um delicioso café da tarde e despedidas.

Agradecemos à Fraternidade Frei Galvão pela hospitalidade e carinho no recebimento dos irmãos da capital. Que Deus abençoe e todos!

“Como é bonito o encontro dos Irmãos para cantar as Maravilhas do Senhor”!

Por tudo Deus seja louvado!

Maria Nascimento       











Comentários