Pular para o conteúdo principal

Frei Alvaci: “É a comunidade que toma posse”



Moacir Beggo

São Paulo (SP) – O novo pároco do Convento e Santuário São Francisco, Frei Alvaci Mendes da Luz, deu uma pista de como vai conduzir o povo de Deus na região central e histórica de São Paulo. Segundo ele, esse trabalho não será feito apenas por ele, mas pela Fraternidade Franciscana do Largo São Francisco e pela Comunidade da Paróquia, Santuário e Convento São Francisco.

“Se tem uma coisa que aprendi na vida franciscana é que a gente não é ninguém sozinho”, disse Frei Alvaci, chamando seus confrades para a frente do altar. “É esta Fraternidade que toma posse. Ou melhor, a comunidade toma posse desta Fraternidade. Vocês que vão se servir da gente. Estamos aqui para trabalhar por esta comunidade”, garantiu o novo pároco durante a Celebração Eucarística deste domingo (24 de abril), às 10h30.

A Missa do rito de posse de Frei Alvaci foi presidida Pe. Aparecido Silva, Vigário Adjunto da Região Sé da Arquidiocese de São Paulo, que representou o bispo auxiliar de São Paulo Dom Eduardo Vieira dos Santos, tendo como concelebrantes o Vigário Provincial Frei Evaristo Spengler e Frei Alvaci. Além do pároco do Pari, Frei Germano Guesser, dos frades do Convento, participaram deste momento os beneditinos do Mosteiro São Bento. No início da celebração, Frei Evaristo leu o documento de nomeação e provisão de pároco, atendendo ao pedido feito pelo Ministro Provincial da Província Franciscana da Imaculada Conceição, Frei Fidêncio Vanboemmel, à Arquidiocese de São Paulo.


Antes da posse, contudo, Frei Alvaci fez a profissão de fé e, em seguida, recebeu de Pe. Aparecido o Evangelho: “Recebe o Evangelho de Cristo, do qual foste constituído mensageiro. Transforma em fé viva o que lês, ensina aquilo que crês e procura realizar o que ensinas”, exortou o representante do Bispo, que é também pároco da Paróquia do Santíssimo Sacramento.

Na sua homilia, depois da leitura feita por Frei Alvaci do Evangelho, Pe. Aparecido lembrou que a Comunidade Franciscana do Largo São Francisco é referência para a Igreja e para o povo de Deus. “Nós estamos admirados que esta comunidade continue sendo assim, que o amor possa transcender todas as dificuldades que ocorrem no dia a dia, que é uma coisa normal. É o amor que transcende e que faz com que superemos as dificuldades para que sejamos sempre a presença de um mundo novo, de uma nova Jerusalém, de uma nova terra”, disse. “É esse amor verdadeiro, esse amor ágape que dá sentido à vida de uma comunidade religiosa, que a fortalece e traz entusiasmo e alegria para continuar a missão que Deus confiou de viver o carisma franciscano”, reforçou.

Pe. Aparecido também falou da “beleza do ofício de ser pároco”. “Aqui, Frei Alvaci vai agir ‘in persona Christi’, em nome de Jesus Cristo. Ele vai ser a voz do Bom Pastor, ele vai ser as mãos de Jesus Cristo para suavizar, animar, para presidir esta comunidade. Então, Frei Alvaci, que você possa compreender a beleza de sua missão”, exortou. Mas lembrou ao novo pároco que esta missão não será fácil. “Quantas periferias existenciais neste centro de São Paulo? Nós somos chamados a sermos a voz do Bom Pastor nesta realidade. Somos chamados a sermos misericordiosos, como tem nos insistido tanto o Papa Francisco”, emendou.
Comentando o Evangelho deste domingo e lembrando o contexto da última Ceia de Jesus, frisou que Jesus deixou ali a recordação do seu amor para conosco. “O que distingue os seus discípulos é o mandamento do amor. E isso nós devemos trazer para a vida. Que nós possamos ser reconhecidos nesse mundo pela vivência desse amor. Que nós sejamos, junto com Frei Alvaci, continuadores da missão de Jesus Cristo, trazendo para este centro, marcado por tantas contradições, esse amor de Jesus, esse amor que revela a ternura de Deus”, completou.

Terminada a homilia, o novo pároco renovou as promessas que fez na sua ordenação e seguiu-se o ponto alto do rito de tomada de posse, quando Frei Alvaci recebeu das mãos do Pe. Aparecido a chave da Igreja, do Sacrário, os óleos do Batismo e a estola roxa. A vida espiritual dos fiéis é alimentada pela Eucaristia. Por isso, o novo pároco recebeu a chave do Sacrário, abriu-o e fez uma breve adoração.

No final da celebração, Marlene Cavalcanti, coordenadora da Catequese e do CPP, falou em nome da comunidade. “A partir de agora, Frei Alvaci, o sr. compartilhará conosco todos os sofrimentos e alegrias. Cuidará de nós como o pastor de cuida de cada ovelha de seu rebanho. Mudanças sempre são cheias de expectativas. Todos nós temos. Mas tenha a certeza de que nossos corações estão abertos como o coração de Jesus para recebê-lo como novo pároco. Oferecemos o nosso carinho e disponibilidade no dia a dia. Queremos somar e multiplicar como convém ao povo de Deus”, garantiu Marlene, enquanto uma criança deu de presente para Frei Alvaci um vaso contendo a flor de girassol. O novo pároco é também coordenador do Pró-Vocações e Missões Franciscanas. - See more at:

Fonte: www.franciscanos.org.br

Comentários