Pular para o conteúdo principal

Benfeitores se reúnem em São Paulo para encontro de espiritualidade



Na manhã do último domingo, 23 de agosto, benfeitores do Pró-Vocações e Missões Franciscanas se reuniram em São Paulo, para um momento de reencontro e oração.

Quase 100 pessoas estiveram presentes, de diversas regiões de São Paulo e até mesmo de Santos. O Encontro Regional de benfeitores é um momento muito aguardado por todos, como afirmou Frei Alvaci Mendes da Luz, OFM. “Nós sabemos de vocês, recebemos sua contribuição, e muitas vezes nosso único meio de comunicação é o boletim, que não substitui este encontro pessoal e fraterno”, afirmou.

O encontro teve início às 9h, com a Celebração Eucarística, celebrada no Santuário e Convento São Francisco de Assis, na região central. A missa foi presidida por Frei Alvaci e contou ainda com a presença de Frei Alexandre Rohling, o Frei Xandão, nos cantos. Em sua homilia, Frei Alvaci agradeceu aos benfeitores pela resposta positiva ao convite, e destacou a importância da presença de cada um. O frade falou ainda sobre o papel dos leigos na Igreja, que celebra no 4º domingo de agosto a vocação laical.

“A nossa Igreja depende de cada um, na sua particularidade, no seu jeito. Quem não tem condições de fazer nada na Igreja, ajuda de outra forma, sendo benfeitor, por exemplo”, explicou Frei Alvaci. O frade falou ainda sobre os leigos que colaboram nas paróquias e comunidades, e afirmou que se não fosse a vocação leiga, a vocação religiosa não teria sentido, pois sem os leigos a Igreja não se sustentaria.

Ao final da missa, Frei Alvaci agradeceu de modo especial aos leigos que se dedicam na catequese de Primeira Eucaristia, já que a missa das 9h é celebrada com as crianças e catequistas. O frade agradeceu pela dedicação destes jovens e adultos que dispõe parte do seu tempo na evangelização das crianças da região. Os catequistas receberam das mãos de Frei Alvaci e Frei Odorico uma lembrança.

Ordem Franciscana Secular recebe os benfeitores

Após a missa, o encontro teve continuidade na igreja vizinha, dedicada a São Francisco das Chagas, que é administrada pela OFS – Ordem Franciscana Secular. Os benfeitores puderam ouvir de Maria Nascimento Silva, ministra da Fraternidade local, alguns detalhes sobre a igreja, que passou por um processo de restauro que durou 7 anos e foi reaberta em maio de 2014. A ministra falou ainda sobre a fraternidade, que atualmente conta com 92 irmãos, e deixou o convite para aqueles que desejam conhecer um pouco mais da OFS.



Origem da Ordem Franciscana Secular

A OFS tem suas origens no século XIII, quando leigos manifestaram o desejo de seguir os passos de São Francisco de Assis, seu fundador e fonte de inspiração. No início de sua história vê-se reconhecida pela Igreja como irmãos e irmãs da penitência. O Papa Gregório IX em 20 de maio de 1221 aprova a primeira Regra “Memorial e Propositi” com a primeira denominação Ordem da Penitência. Em 18 de agosto de 1289 o Papa franciscano Nicolau IV, com a Bula “Supra Montem” reconhecia São Francisco como fundador da Ordem da Penitência e a denominava de Ordem Terceira de São Francisco. (informações do site: www.ofs.org.br)

Visita às dependências da igreja

Após a fala da ministra, os presentes puderam conhecer as dependências da igreja, que foi concluída em 1736. O passeio incluiu visitas ao memorial e ao mausoléu, onde estão enterrados irmãos da OFS, entre eles Rafael Tobias de Aguiar, um dos fundadores da Polícia Militar do Estado de São Paulo, e nomeado em 1831 como presidente da Província de São Paulo, um cargo semelhante a governador. Tobias de Aguiar pertencia à OFS. Os benfeitores puderam também conhecer a sacristia e o acervo de documentos, imagens e paramentos litúrgicos que a igreja de São Francisco das Chagas possui.


Para a benfeitora Anna Maria, o encontro foi emocionante. É o terceiro encontro em que ela está presente. Ela afirmou que faz parte de uma paróquia que vive a espiritualidade carmelita, mas que o encontro despertou nela o desejo de conhecer mais de perto da Ordem Franciscana Secular. Anna Maria também destacou o trabalho de restauração da igreja das Chagas.

A equipe do PVF agradece aos benfeitores que estiveram presentes. Foi uma manhã muito agradável, de encontro e convivência. Que São Francisco, que em breve vamos celebrar, anime a caminhada de cada um e cada uma e que Deus os abençoe abundantemente.- 

Comentários