Pular para o conteúdo principal

Retiro Anual do Conselho

Irmãos e Irmãs,
Paz e bem! 

Aconteceu nos dias 10 a 12/07/15 o Retiro Anual do Conselho na cidade de Itu/SP na residência das Irmãs Edna e Linocy. 

Saímos do Largo São Francisco, na sexta-feira às 18:30 horas e chegamos ao nosso destino por volta das 21:00 horas. Participaram os conselheiros: Milton, Valéria, Jorge e Maria. E como convidadas as irmãs Darcy e Linocy que são formandas e a simpatizante Kelly. O Conselho se abre para o novo que chega para caminhar juntos. 

Encontramos a casa preparada com muito carinho para receber os irmãos, enfeitada com flores, frases de boas vindas, pensamentos de São Francisco. Tudo muito lindo!

Os irmãos ficaram encantados com tanta delicadeza e atenção.

Depois de saborearmos uma deliciosa sopa, nos dirigimos à Capela para fazermos as orações da noite e entronização do retiro.

Após ficamos à mesa conversando, tomando chá animadamente até quase ás 2 horas da manhã.

No sábado começamos as orações da manhã ás 8 horas e logo em seguida o café fraterno.
Logo após a Irmã Edna iniciou a formação chamando nossa atenção para a inteligência, desenhando no quadro um círculo com as dimensões da Inteligência. Distribuiu o material de reflexão: O Mistério da fé na Espiritualidade Franciscana. Com citações do Antigo Testamento, Novo Testamento e as cartas de São Francisco. Foram trabalhados os níveis das sete funções da Inteligência Humana: Atenção, Percepção, Imaginação, Criatividade, Introspecção, Intuição, Memória e Objetivo. Ser inteligente à Luz do Evangelho, com a finalidade de alcançarmos juntos e em FRATERNIDADE o desafio da SABEDORIA e aprimorar a identidade franciscana em resposta aos desafios das atualidades Evangelizadoras e necessidades dos nossos irmãos com um olhar franciscano e a espiritualidade franciscana. Prever como devemos enfrentar neste século o desafio da REFUNDAÇÃO da Igreja, sobretudo o Franciscanismo, pois somos as sementes do futuro.
Ao final da manhã, saboreamos um delicioso almoço preparado com muito carinho.
Após saímos em espírito de peregrinos em visita ao Museu Republicano, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo e a Matriz da cidade. Foi muito bom! Todos os irmãos gostaram muito. Tiramos fotos com muita alegria e fraternidade. 

À tarde demos continuidade á reflexão, partilha dos textos e pontuamos pontos positivos e negativos de nossa caminhada como conselheiros ao longo de quase seis anos de mandato.

Ao final tivemos um momento de oração na capela e recebemos num caminho de Luz, através das velas acesas o Pedido para a Profissão á Ordem Franciscana Secular das Irmãs Darcy e Linocy. Acolhemos as irmãs com muito carinho e coração aberto à Fraternidade. Elas fizeram simultaneamente conosco o retiro para a Profissão à OFS.

No Domingo, contamos com a alegre presença de Frei Anacleto Luiz Gapsky, OFM. Ele refletiu conosco o tema: Economia Franciscana. Da nossa responsabilidade de cuidar dos bens da fraternidade que são de todos e devem servir para o bem de todos no Espírito franciscano da Paz e do Bem.

Ao final fomos preparar o almoço. Todos ajudaram com muita alegria e espírito fraterno.

Despedimos-nos com abraço fraterno e alegria no coração. Foram dias intensos de Vida em Fraternidade!

Agradeço às irmãs que nos acolheram em sua casa para o retiro do Conselho e aos irmãos participantes.

Deus seja louvado!

Maria Nascimento 























Comentários