Pular para o conteúdo principal

Nota de Falecimento Frei José Carlos Pedroso - 09.01.2015


Moacir Beggo

São Paulo (SP) – Às 23h30 da sexta-feira, 9 de janeiro, a irmã morte visitou o estudioso e mestre da espiritualidade franciscana e clariana, Frei José Carlos Corrêa Pedroso. Seu corpo foi velado na Capela do Seminário São Fidelis no Centro de Espiritualidade de Piracicaba (SP) e o sepultamento foi às 17 horas. Frei José Carlos vinha lutando contra um câncer e estava internado desde o último dia 30 de dezembro.

Segundo o Provincial dos Capuchinhos, Frei Carlos Silva, ele lutou até o fim. “Eu o visitei recentemente e ele me disse: ‘ainda estou com esperança'”, contou Frei Carlos. Segundo o Provincial, Frei José Carlos doou sua vida pela espiritualidade franciscana: “Até o último minuto de sua vida, ele se dedicou a esta missão. Ele dormia, comia, respirava a mística franciscana clariana”, disse Frei Carlos.

Para Frei Carlos, o céu ganha com a sua partida, mas nós ficamos com o legado que ele deixou. “Por onde ele passou, deixou essa marca, que é única. Viveu intensamente a vida que abraçou. É um exemplo para nós”, acrescentou Frei Carlos.

Frei José Carlos é frade capuchinho da Província Imaculada Conceição dos Capuchinhos de São Paulo (OFMCap). Licenciado em Letras Clássicas pela Pontifícia Universidade de São Paulo, Frei José Carlos nasceu em São Paulo, no dia 14 de agosto de 1931. Fez a primeira profissão na Ordem Franciscana no dia 8 de janeiro de 1950, há 65 anos. Professou solenemente na Ordem no dia 11 de janeiro de 1953 e foi ordenado presbítero no dia 24 de junho de 1956.

Frei José Carlos era diretor e um dos fundadores do Centro Franciscano de Espiritualidade, em Piracicaba, que foi criado em 1990. Além de grande escritor e palestrante, ele foi Definidor Geral da Ordem Franciscana para América Latina e Grécia por dois sexênios e foi Ministro Provincial também em dois mandatos.

Na entrevista que fiz com ele em 2011, Frei José Carlos Corrêa Pedroso dizia que vivia “inteiramente entregue” em mostrar às pessoas qual é o sentido de vida que São Francisco propõe.

Além da série de livros publicados sobre espiritualidade franciscana, das palestras e aulas que ministrava, Frei José Carlos se dedicava com muita paixão ao Curso Franciscano de Verão, anualmente no mês de janeiro. Ele foi o idealizador do curso em 2008. “É interessante porque sempre sonhei alto, mas neste caso (do curso), a realidade ultrapassou o sonho. Estou feliz com o andamento do curso como nem esperava”, dizia em 2011.

Frei Vitório Mazzuco, que está participando do curso em Águas de São Pedro, escreveu o seguinte texto sobre a morte de seu amigo:

“A Irmã Morte nos visitou para convidar Frei José Carlos Corrêa Pedroso, OFMCap, aos 83 anos, para entrar no Paraíso que ele brilhantemente conquistou! Frei José Carlos fez a sua travessia para a eternidade, às 23h30 da noite do dia 9 de Janeiro, no Hospital dos Plantadores de Cana, de Piracicaba, SP. Este frade de olhar profundo e paternal, sereno, amigo, fraterno e amável, foi sempre uma presença necessária na Família Franciscana e Clariana do Brasil.

Fundou e organizou o Centro de Espiritualidade Franciscana de Piracicaba, hoje uma referência para os que querem conhecer a Espiritualidade, Mística, História e Vida Franciscana e Clariana. Amou profundamente as Fontes Franciscanas e Clarianas. Traduziu, comentou, divulgou. Foi o primeiro a lançar no Brasil as Fontes Clarianas. Dedicou toda sua vida à Espiritualidade Franciscana. Cuidou com carinho todo empenhado e particular, da Formação Contínua dos seus confrades Capuchinhos, das Irmãs Clarissas, das Congregações Femininas e de toda Família Franciscana do Brasil e da América Latina.

Desde 1990 trabalhei e trabalho com ele no Curso de Mística Franciscana, no antigo CEFEPAL, em Petrópolis e no Curso Franciscano de Verão, em Piracicaba e São Pedro (SP), e estive com ele em muitas assessorias, encontros, congressos, jornadas e retiros. Um verdadeiro Mestre. Um apaixonado pela causa franciscana. Foi o primeiro a colocar “on line” a tradução das Fontes Franciscanas. Organizou com carinho a excelente Biblioteca Franciscana do Centro Franciscano de Espiritualidade de Piracicaba.

Foi o maior orientador de Retiros Franciscanos do Brasil. Acompanhava Irmãos e Irmãs que se preparavam para os votos. Fazia acompanhamento personalizado, capaz de orientar retiro para uma, duas, três e 100 pessoas com a mesma vibração. Memorável as Noites Franciscanas que criou em Piracicaba! Dezenas de livros e artigos publicados. Traduções e ensaios, legendou filmes e musicais, tudo para fazer São Francisco e Santa Clara mais conhecidos, mais amados e mais seguidos. Homem de sonhos e projetos. Vigor e ternura, segurança e leveza. Um dos pioneiros na reflexão sobre as relações de gênero, concretizou um natural encontro das potencialidades femininas e masculinas à luz do franciscanismo.

Foi Definidor Geral da Ordem dos Capuchinhos, Provincial, Guardião, Mestre e sempre um expressivo confrade. Fez a sua passagem para a eternidade em pleno Curso Franciscano de Verão, onde me encontro agora e vamos celebrar com os seus Confrades Capuchinhos, Irmãos e Irmãs das três Ordens, das Famílias Regulares, dos Leigos e Simpatizantes do Franciscanismo que a ele devem o acesso fácil e rápido às Fontes Franciscanas e Clarianas, mas sobretudo devem a ele o testemunho transparente de uma vida apaixonada pela causa de Clara e Francisco.

Inteligente, poliglota, grande professor e pregador, nunca deixou de ser humilde e simples. Uma Presença para Sempre! Morreu durante o Curso de Verão que ele criou e incrementou, um dos seus grandes amores! Estamos aqui, emocionados, saudosos, porém não estamos tristes, pois sua vida conquistou a Eternidade no Amor! Vá em paz Frei José Carlos Pedroso! Nós vamos continuar a sua Herança! Paz e Bem! “

Fonte: www.franciscanos.org.br


Comentários