Pular para o conteúdo principal

Eleições 2014: é hora de arrancar o joio!


Frei Gustavo Medella

“Deixai crescer joio e trigo até a colheita” (Mt 24,30). Em sua Mensagem por ocasião do 48º Dia Mundial das Comunicações, o Papa Francisco destacou que a rede (internet) não é rede de fios e equipamentos, mas de pessoas. Sendo assim, tudo o acontece no coração humano repercute na rede, inclusive as manifestações mais perversas do joio que cada um traz no coração: egoísmo, medo, agressividade, ódio, frustração, desejo de vingança, soberba e outras ervas daninhas que podem nascer na lama de fragilidade que cada pessoa traz dentro de si.

Neste aspecto, ainda que causem asco, as manifestações racistas, xenófobas, preconceituosas e violentas – especialmente em relação ao povo do Nordeste –, expressas nas redes sociais após o resultado das Eleições 2014, têm seu aspecto positivo. Ao menos verbalizam sentimentos e posturas que, quando represados, podem levar a caminhos ainda mais perigosos: o da institucionalização do egoísmo, da organização do ódio e da implantação da desgraça na humanidade (vide regime nazista).

O preconceito expresso em argumentos rasteiros e absurdos é o joio que cresce. É a semente encubada que gera veneno no jardim da humanidade. Uma vez que cresceu, é hora de arrancá-la. Passados alguns dias da eleição, depois que a poeira baixou, é a hora certa de arrancar o joio, de apelar para a própria razão, de perceber que o país segue seu rumo, que o jogo democrático pressupõe vitória e derrota no processo eleitoral, mas que agora é hora de se trabalhar para que o Brasil seja vencedor.

Os brasileiros fizeram sua escolha e o fato de o candidato A ou o candidato B ter sido mais votado nesta ou naquela região não serve, nem de longe, como critério para dividir um país entre melhores e piores, entre inteligentes e “burros”, entre produtivos e improdutivos. Este argumento é falso, ingênuo, parcial e falacioso. Ideias deste tipo endurecem e desumanizam o coração. É o lixo que a humanidade produz, mas que pode e deve ser reciclado a partir do crivo da maturidade, do bom senso, do equilíbrio e, pala falar em termos cristãos, da misericórdia, da solidariedade e da paz.

Meu apelo é a você, cristão católico batizado, e a toda pessoa de boa vontade. Se você escreveu, postou, compartilhou ou curtiu algum conteúdo desta natureza em alguma rede social, reveja sua posição, repense sua atitude. Sempre é tempo de mudar. Arranque todo este joio e deixe florescer em seu coração os mais belos frutos que o Senhor plantou e quer ver nascer. Diga não ao preconceito! Mande para bem longe o ódio! Coloque-se no lugar do outro! Volte a caminhar pela estrada do amor.

Fonte: http://franciscanos.org.br

Comentários