Pular para o conteúdo principal

Retiro Anual 2014

Irmãos e Irmãs,
Paz e bem!

No dia 06/09/14 aconteceu nas dependências da fraternidade nosso Retiro Anual das Chagas. Com o tema: Alegria de Evangelizar, a Irmã Ana Maria da Fraternidade do Valongo/Santos conduziu nosso dia com muita animação e espiritualidade na reflexão da Encíclica do Papa Francisco que nos ajuda a enxergar a comunidade na Igreja hoje. O convite é para o Povo de Deus como proposta de uma igreja mais leve e religiosidade popular. Somos todos importantes. Somos todos Filhos de Deus. Desde a oração da manhã, a acolhida, os cantos nos intervalos das colocações, tudo nos levou a uma busca da alegria. Alegria de Evangelizar. Alegrai-vos no Senhor, alegrai-vos!

Recebemos alguns trechos da Bíblia e conversamos em duplas sobre a mensagem e partilha. A busca da alegria mesmo nos momentos difíceis, nas perseguições, nos sofrimentos, a perseverança, a obediência á Lei do Senhor.

Na Regra e Vida nº 19 – Como mensageiros da perfeita alegria levar em qualquer circunstância aos outros a alegria e a esperança.

No concurso de sorrisos vivenciamos a importância do sorriso na vida da gente. Ele pode fazer a diferença na vida das pessoas.  A importância da nossa vida também para as outras pessoas. Foi bem divertido ver todos rindo ao mesmo tempo!

A alegria na vida de Francisco vivenciada na ação, nas atitudes diante da criação, no sofrimento, na fraternidade, na pobreza. Em cada um voltamos ao tempo acompanhando Francisco de Assis!

Finalizando a parte da manhã fizemos a Caminhada com Maria. Refletimos as alegrias de Nossa Senhora como mãe do Redentor colocando nossa vida em suas mãos.

Encerramos nosso dia com a Celebração da Palavra num fechamento de todos os momentos de reflexão da Alegria de Evangelizar.

Nosso obrigado à Irmã Ana Maria, que com muito bom humor, descontração e espiritualidade conduziu nosso dia de retiro.

No domingo dia 07, na Santa Eucaristia, festa da Natividade de Nossa Senhora as leituras nos levaram a refletir sobre nossa mãe Maria que nasceu para nos dar de presente o melhor presente: Jesus Cristo.   

Frei Odorico, OFM nos agraciou com o hino nacional em sua gaita pelo dia da Pátria.

Maria,volvei o olhar para o nosso querido Brasil e o povo brasileiro!

Deus seja louvado!                      

Maria Nascimento


















Comentários