Pular para o conteúdo principal

Encontro do 1º Distrito da OFS

Irmãos e Irmãs, Paz e bem!

Aconteceu no dia 17/08/14 o Encontro do 1º Distrito da OFS, Regional Sudeste III na Fraternidade das Chagas/SP. Pouco depois da reabertura da Igreja das Chagas foi o primeiro momento que tivemos de apresentar aos irmãos do nosso distrito a Igreja restaurada e aberta aos fiéis. Foram vários encontros em preparação e também dos mutirões para deixarmos tudo pronto para receber com muita alegria os irmãos. E eles chegaram bem cedo, vindos de várias partes de nossa cidade, do grande ABC e Baixada Santista. Quando os 250 crachás acabaram, vimos que o número excedia nossas expectativas!

A igreja ficou repleta! A casa cheia!

Na Santa Eucaristia presidida por Frei Anacleto Luiz Gapsk, OFM, fazia menção ao tema ”Ide e Comunicai”.

Na procissão de entrada foram levados até o altar os símbolos utilizados em nossa comunicação: telefone, microfone, tablet, Bíblia, Revista “Paz e Bem”, bem como o Estandarte e Relíquia de São Luiz, Rei da França, em comemoração aos 800 anos de seu nascimento em toda a família franciscana.

Houve filas para o café e almoço, mas com muita disposição e alegria todos ficaram saciados na partilha da fraternidade.

Trabalhamos na parte da manhã em Oficinas uma passagem do evangelho de Mateus Ano –A. 1ª Oficina - Linguagem Corporal Sonora: (Mt 1, 18-25). José assume a paternidade legal de Jesus, trata-se de um compromisso de casamento, realizado com amor. A comunicação Corporal se modifica pela compreensão de cada pessoa. 2ª – Oficina de Argila. (Mt 6, 7-15) Pai Nosso. A comunicação através da nutrição da fé reproduzida na arte expressando com argila os sinais que transmite os valores: humanos, cristãos e franciscanos. 3ª – Oficina de Recursos Áudio Visuais, Missão dos Doze, (Mt 10, 1-16). Construiu a dinâmica da teia mostrando o enredo da vida humana como é realizada a comunicação no dia a dia: o Ofício Divino, o afeto fraterno, as datas dos eventos tudo deve ser feito com amor e, a 4ª oficina: Desenhos e Sons: O maior mandamento, (Mt 22, 34-40), quando se fala em amor, sabedoria pensamos em coração e sintonizamos os irmãos e as irmãs, também as impressões digitais revelam a singularidade de cada indivíduo no processo de conhecimento e práticas educativas, observamos que os sinais transmitidos nessa oficina trouxe à tona grandes talentos nas artes: poesia, dança etc. Essas dinâmicas tinham como objetivo proporcionar aos irmãos maior criatividade, para a comunicação do Evangelho e o exercício da escuta, ao ouvir o povo e sentir os seus problemas. “Como devemos comunicar o Evangelho aos irmãos com esse material”?

As apresentações dos grupos foram bem bacanas levando a assembleia à reflexão, mas também a dar muitas risadas. Também bastantes interessantes foram os testemunhos da comunicação nas fraternidades. Ao final a irmã Sueli fez o fechamento dos trabalhos e apresentações falando da importância da comunicação em nosso dia a dia.

Após o almoço chegou o momento tão esperado: visita às dependências da igreja e acervo da Ordem. Todos gostaram muito ao percorrem as salas.

Depois nos reunimos no pátio e houve apresentação de dança sênior, dançamos em rodas ao som de músicas. Que legal!

Prosseguindo o momento da Tarde Cultural, as Fraternidades apresentaram os talentos na expressão de poesia, cantos e musical como o hino de São Luiz Rei de França composto por Fernando Gregório da Fraternidade Santo Antônio do Embaré e cantado pelos irmãos. A animação dada pelas Fraternidades do Bom Jesus das Oliveiras e São Francisco de Assis – Guarulhos com várias músicas sertanejas, populares entoadas por eles sempre nos encanta o coração e a alma!

Na despedida sentimos um gostinho de saudade dos irmãos.

Como é bom o encontro dos Irmãos!

Deus seja louvado!
Maria Nascimento






































Comentários