Pular para o conteúdo principal

Retiro do Conselho - 26 e 27/07/14

Irmãos e Irmãs,
Paz e bem!

Nos dias 26 e 27/07/14 o Conselho da Fraternidade esteve reunido no Mosteiro da Transfiguração dos monges Camaldulenses em Mogi das Cruzes para o nosso 2º Retiro anual dos membros do Conselho.

Chegamos ás 15 horas e depois da acomodação nos quartos iniciamos com a leitura do (Livro de Jeremias 1, 4-10)  - A palavra do Senhor veio a mim, dizendo:

 "Antes de formá-lo no ventre eu o escolhi; antes de você nascer, eu o separei e o designei profeta às nações".

 Mas eu disse: Ah, Soberano Senhor! Eu não sei falar, pois ainda sou muito jovem.

 O Senhor, porém, me disse: "Não diga que é muito jovem. A todos a quem eu o enviar, você irá e dirá tudo o que eu ordenar a você.  Não tenha medo deles, pois eu estou com você para protegê-lo", diz o Senhor.

 O Senhor estendeu a mão, tocou a minha boca e disse-me: "Agora ponho em sua boca as minhas palavras. Veja! Eu hoje dou a você autoridade sobre nações e reinos, para arrancar, despedaçar, arruinar e destruir; para edificar e plantar".

Refletimos nossa caminhada como conselheiros e posição com os inúmeros desafios que nos acontecem a cada dia na fraternidade.

Depois do lanche refletimos sobre o artigo da Revista Paz e Bem, Espiritualidade, o tema – A fraternidade como serviço e espaço de confiança. De maneira simples e com muita caridade e transparência falamos dos cargos, serviços e vida em fraternidade.

À noite depois do jantar refletimos sobre o Evangelho de domingo: (Mt 13, 44-52) – O tesouro escondido; a rede cheia de peixes, a separação no final dos tempos – os maus dos que são justos. E finalizamos com um momento de confraternização e trocas de experiências de vida.

No domingo depois do café rezamos o Santo Terço na espiritualidade mariana nas intenções da fraternidade das Chagas; pela Paz do mundo; pelo Papa Francisco; em ação de graças pelos 800 anos do nascimento de São Luiz, rei da França; pela Ordem Franciscana Secular espalhada no mundo.

Participamos da Santa Missa juntamente na comunidade com os monges e as monjas e os fiéis do entorno ao mosteiro.

Depois do almoço finalizamos com a avaliação do retiro. Foi bem positivo.

O retiro é um momento edificante para todos nós. Rezamos com os monges as horas canônicas. 

Como é bom! O local tranquilo, silencioso nos leva à meditação e contemplação.

Deus seja louvado!
Maria Nascimento











Comentários