Pular para o conteúdo principal

Diocese de Osasco se prepara para receber o novo bispo





A Diocese de Osasco se prepara para a solenidade de posse de seu novo bispo. O evento será realizado no dia 20 de julho, às 15h, no Ginásio José Corrêa, na cidade de Barueri (SP). Dom Frei João Bosco Barbosa de Souza, OFM, 61, foi eleito pelo Papa Francisco, em 16 de abril, a partir da renúncia de Dom Ercílio Turco, que atingiu limite de idade de 75 anos.

Dom João Bosco receberá o governo de uma vasta região que compreende 13 municípios importantes no cenário urbano e social do estado de São Paulo. Os municípios possuem juntos mais 2,2 milhões de habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No campo eclesial, receberá uma Igreja em crescimento, com mais de 80 paróquias e um clero com cerca de 100 padres diocesanos, sendo sua maioria composta por novos padres.

Após 12 anos como bispo de Osasco, Dom Ercílio Turco se aposenta e passa a ser bispo emérito. Seu sucessor, Dom João Bosco, é natural de Guaratinguetá (SP) e ingressou na Ordem dos Frades Menores (OFM) através da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil quando vestiu o hábito franciscano no dia 20 de janeiro de 1971. Foi ordenado presbítero no dia 7 de janeiro de 1978 e foi nomeado bispo em 3 de janeiro de 2007, e no mesmo ano assumiu a Diocese de União da Vitória (PR), onde atuou até sua nomeação para Osasco.

A cerimônia de posse espera receber 15 mil pessoas vindas das cidades da região e também de outros estados. Caravanas já estão sendo organizadas pelas paróquias para que os fiéis participem da solenidade. Além do espaço interno do ginásio, serão disponibilizadas tendas e telões para o público presente.

Serviço:

Solenidade de Posse de Dom João Bosco

Dia: 20/07

Horário: Às 15 horas

Local: Ginásio José Corrêa (Av. Guilherme P. Guglielmo, nº 1000 – Centro – Barueri (SP)

Mais informações sobre a Solenidade de Posse em: www.diocesedeosasco.com.br/posse


Irmãos a Diocese de Osasco tem a graça de receber um novo Bispo. E ele é franciscano!

Nessa Diocese residem vários irmãos da OFS Chagas. Oportunamente agendaremos um encontro com nosso Pastor.

Deus seja louvado!
 
Maria Nascimento   

Fonte: franciscanos.org.br

Comentários