Pular para o conteúdo principal

Mensagem do Ministro Nacional para o Natal

Caríssimos Irmãos e Irmãs,

Paz e Bem!

Na trajetória deste ano, juntos refletimos e buscamos caminhar pensando sobre nós e o quanto Deus nos quer bem. Chegando ao final deste período de tempo, ainda queremos nos alegrar, pois sabemos que somos muito amados por Deus. Ele nos quer bem e está muito próximo de nós.

Outro fator que nos move, é ainda desejarmos levar o Amor de Deus aos homens. É fazer com que as pessoas se sintam amadas e transmitam amor as demais. É construir um mundo movido a amor. Pode até parecer piegas esta afirmação, mas os homens desejam tal sentimento e o próprio Deus, em Jesus Cristo, nascido entre nós, nos mostra por tal gesto – Deus Amor se fez um de nós!

Todos os dias de nossas vidas deveriam reafirmar em nós o amor de Deus. O amor que encontramos através de sua encarnação. Só em sabermos que nosso Deus, quis assumir nossa condição humana de forma amorosa, por amor veio viver entre nós, assumiu nossas dores, viveu nossas preocupações, sofreu fome, dor, sede, enfim, foi um de nós, nos enche de alegria e nos dá coragem de fazer sua vontade.

Mesmo diante de tantas diversidades. Do sofrimento que encontramos e padecemos. De um mundo dilacerado por divisões, por ganância, ódio, guerras, pensamentos e teorias que vão contra Deus, mundo este onde o próprio Senhor viveu, ensinou, amou, se entregou a morte por amor de nós, sabemos que a vida supera a morte; o amor vence o ódio; a paz é maior que o conflito; a esperança, a fé e a caridade são virtudes que alimentam a trajetória de todos os cristão. Deus está conosco, Ele nos dá coragem de transformar, de fazermos um mundo melhor.

Então é natal. Um dos momentos mais ricos para refletirmos. Deveríamos gritar a todos: Jesus nasceu! Que linda descoberta ainda hoje. É descoberta, já que os homens fecham os olhos para esta realidade. Parece que caminhamos sem esperança. Mas a esperança é o próprio Senhor que não nos abandona. Nós podemos abandoná-lo, deixá-lo por tantas coisas, mas ele não nos deixa. Por amor se fez um de nós. Por amor nos ensinou o caminho para Deus. Por amor se deixou matar. Que mais queremos nós, depois de tanta demonstração de amor de nosso Deus?

É natal sim! É o nascimento do Senhor em meio a nós, por uma consciência de seu amor, de sua presença, de seu acompanhamento, de seu desejo que os homens sejam felizes. É mudança de mentalidade, de gestos, de incertezas para as verdades de Deus, de suas palavras, dos valores do Reino de Deus que se faz presente em Jesus Cristo. "E A PALAVRA SE FEZ CARNE E VEIO MORAR ENTRE NÓS. NÓS VIMOS A SUA GLÓRIA, GLÓRIA QUE RECEBE DO SEU PAI COMO FILHO ÚNICO, CHEIO DE GRAÇA E DE VERDADE". (Jo. 1, 14)

Francisco de Assis, nosso querido pai espiritual, nos deixou um grandíssimo aprendizado: Deus é muito simples. Deus não é complicado. Deus é amor. Por isso, Francisco se deixou amar por Deus e o amou em plenitude. Foi todo de Deus e queria que todos encontrassem, vivessem esta maravilha. Francisco entendeu a proximidade de Deus, seja na alegria de sua encarnação e nascimento; na presença de Jesus na Eucaristia – doação; no amor sublime e total da cruz - só um Deus poderia ser assim: amar com tanta perfeição. " A QUANTOS, PORÉM, A ACOLHERAM, DEU-LHES PODER DE SE TORNAREM FILHOS DE DEUS: SÃO OS CRÊEM NO SEU NOME , ESTES FORAM GERADOS NÃO NO SANGUE, NEM DA VONTADE DA CARNE, NEM DA VONTADE DO HOMEM, MAS DE DEUS" (Jo. 14, 12)

Jesus é a luz verdadeira, que vindo ao mundo a todos ilumina. Dizemos que o natal é a festa das luzes. Não porque colocamos tantas "luzes natalinas", mas pelo fato ser a festa da luz verdadeira e plena. Aquela que ilumina de verdade a todos e a tudo. Que nos dá a alegria de vermos plenamente tudo, o que as trevas não nos deixa. Sejamos, pois, como seguidores de Jesus, homens e mulheres que transmitem com alegria essa luz a todos.

Com amor e alegria do natal do Senhor, desejo a todos um santo e feliz Natal.

Antônio Benedito de Jesus da Silva Bitencourt,OFS

Ministro Nacional

Comentários