Pular para o conteúdo principal
Encontro de Animação Vocacional do Regional Sudeste III



Aconteceu nos dias 24 a 26/05/13 no Seminário Seráfico São Fidelis na Cidade de Piracicaba/SP o Encontro de Animação Vocacional do Regional Sudeste 3.  O evento contou com aproximadamente 60 pessoas, irmãos e irmãs vindos de várias localidades e fraternidades do nosso Estado.  Nossa Fraternidade se fez representada pelos irmãos Jorge Neves e Maria Nascimento.  Tudo transcorreu num clima de muita alegria, entusiasmo e encantamento pelos temas de estudo: Fontes Franciscanas, Apostolicidade e Animação Vocacional.

Frei José Carlos Pedroso, OFM-Cap. tratou com muita clareza e simplicidade o tema das Fontes franciscanas e Apostolicidade.  Exortou-nos ao estudo nas fraternidades das Fontes, especialmente, dos Escritos de São Francisco: os louvores, o Ofício da Paixão, o Testamento. Quanto a Apostolicidade: fazer  o que os apóstolos fizeram; vida apostólica; estar desprovido de tudo; apóstolo é aquele que viveu com Jesus; orou com Jesus; anunciou a paz de Jesus. Recomenda-nos também ler a vida dos santos.
A irmã Mara tratou sobre o tema da Animação vocacional. Tudo principia na própria pessoa. “Eu prometi: fiel serei, por toda a vida a santa Regra Franciscana”. No projeto de animação vocacional nos levou a refletir como tratamos a questão do SEI, a Oração, a Formação e a Animação vocacional em nossas fraternidades. A Fraternidade é o local, a fonte na qual nos abastecemos, bebemos na força e da bênção de sermos franciscanos.   Nossas reuniões devem ser farta, boa e acessível a todos, com qualidade, com animação, preparadas e pensadas por uma equipe. Só somos Fraternidade estando juntos. Não existe franciscano isolado.             
Deus cria condições. O cuidado com a vocação, a oração e a formação é responsabilidade de todos os irmãos. 
Dividimo-nos em grupos por distritos para refletir sobre apostolicidade. Ao final dos trabalhos chegamos as seguintes conclusões:
- Fundamentar o tema da apostolicidade nos Evangelhos, nos escritos, nos documentos da Igreja e na Regra; sensibilizar a fraternidade sobre a questão; valorizar as iniciativas existentes e envolver outros irmãos a assumirem os trabalhos como Fraternidade.
Deus seja louvado!
Maria Nascimento























Comentários