Pular para o conteúdo principal

Restos Mortais dos Primeiros Companheiros de São Francisco



sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Reconhecimento dos restos mortais dos Cinco Companheiros de São Francisco, sepultados no transepto direito da Basílica inferior em Assis


OFMConv.org | Trad. e Adapt.: Cleiton Robsonn.

O reconhecimento foi realizado na tarde do dia 20 de dezembro de 2012, com a presença do Bispo de Assis, Dom Domenico Sorrentino, do Custódio do Sacro Convento, Frei Giuseppe Piemontese, dos Ministros Provinciais Franciscanos da Úmbria, dos membros da comissão especialmente instituída para a ocasião e dos frades da comunidade do Sacro Convento, de Rivotorto e do Franciscanum. Os restos mortais foram encontrados em três caixas de madeira, duas das quais divididas em duas partes. Antes de serem repostas em suas tumbas, serão expostas em cinco urnas de plexiglas (tipo de acrílico) para serem homenageadas e honradas. Descansem em paz!

Destes Cinco Irmãos, vem agora exposto um breve resumo (panegírico), como foi transmitido por Frei Ludovico de Pietralunga (+1580) em sua meticulosa descrição da Basílica de São Francisco. Em tal descrição vem referido o texto de uma tabuinha que, na época, era colocada ao lado da lápide sepulcral diante da relíquia colocada abaixo da Virgem de Cimabue.

As efígies dos Cinco Companheiros de São Francisco,
pintadas sobre a lápide sepulcral
 (1320, Escola P. Lorenzetti)
O texto da tabuinha, em latim dizia:

"... No sepulcro, sobre uma grelha, repousam cinco corpos de Santos e Beatos da Ordem dos Menores, Companheiros do Beato Francisco, como está indicado pelas quatro efígies pintadas acima:

Primeiro: Frei Bernardo de Quintavalle de Assis: Era doutor em Direito Civil e Canônico. Foi o primeiro a despojar-se de todas as suas propriedades e distribuir entre os pobres o obtido. Foi o primeiro que ingressou na Ordem dos Menores depois de São Francisco e o primeiro dos seus Companheiros.

Segundo: Frei Silvestre de Assis: Também era especialista em Direito e era Cônego da igreja catedral de Assis. Uma noite em sonho viu uma imensa cruz de ouro cujo vértice alcançava o céu e a base saía da boca do Beato Francisco; os braços se estendiam de uma parte a outra do mundo. Foi o primeiro sacerdote que ingressou na Ordem. Muitas vezes viu o sinal do Tau, sobre sua fronte, adornado de várias cores.

Terceiro: Frei Guilherme da Inglaterra: Depois da sua morte fez muitos milagres, mas, por ordem de Frei Elias, que era Ministro Geral, cessou de fazer mais, por respeito e pela presença da tumba de São Francisco. 

Quarto: Frei Eleito de Assis: Predisse ao senhor Cardeal Pietro de Albano: "Hoje mesmo te é pedido deixar este mundo!"

Quinto: Frei Valentino de Narni: Um homem especialista em Ciências Físicas que, depois de ter ingressado na Ordem, quis permanecer como Irmão leigo.

Roguem, santos Irmãos da Ordem dos Menores, para que todos nós possamos gozar das alegrias do Céu!” T












VIDEO













VIDEO






Comentários

  1. Isso significa que estes que os ossos foram achados são Beatos?

    ResponderExcluir
  2. Não. Não existe essa relação

    ResponderExcluir

Postar um comentário