Pular para o conteúdo principal

Grupo de Estudos


Com que alegria percorro meus pensamentos para editar esse singelo texto, orgulho-me de seguir o segundo encontro que ocorreu dia 05 de fevereiro às 18hs entre amigos, companheiros e irmãos dessa fraternidade, acreditamos nos mesmos  sonhos e, muitas vezes empunhamos a bandeira da mesma luta, estamos reunidos nestas ”falas” para conversar com a sensibilidade de leitor numa linguagem que reflete a cultura e a sensibilidade de alguém que vê o Brasil e seus problemas com olhos de historiador.
É chegado a hora de abordar com mais especificidade o tema inicial da noite que diz respeito a restauração da Igreja. Segundo o artigo do Diário Oficial datado de 22 de janeiro, em 2014 os turistas que visitarem a capital paulista poderão conhecer todo o esplendor dessa Igreja que é um dos mais importantes prédios remanescentes do século 18, que compõe o patrimônio histórico paulista. Conclui-se que em 2014 a Igreja das Chagas do Seráphico Pai São Francisco, estará de portas abertas novamente e nós irmãos terceiros preparados para recebê-la.


Surgiram-se assim, dúvidas com relação a” Seraphico” , para quem conhece a história  vem da expressão Anjo Serafim, anjos de adoração, espírito abrasador, são considerados um dos seres celestiais de mais alto nível na hierarquia cristã dos anjos, eles não devem ser confundidos com os querubins, que parece ter desempenhado diferente papel angélico. (base bíblica – liturgia celeste – Is.6). “Um anjo serafim com seis asas apareceu quando São Francisco recebeu as chagas”

Outro tema discutido foi sobre São Gonçalo que por coincidência morreu no dia 05 de fevereiro de 1597 na cidade de Nagasaki – Japão, ele e mais 22 (vinte e dois) terceiros franciscanos foram crucificados e mortos trespassados por duas lanças. Do alto dessa grandeza lhes confere o título de Santos Mártires.

No contexto histórico observamos algumas curiosidades e mudanças com relação ao convento, existia dentro da igreja sepulturas para os religiosos, em outro trecho descobrimos que haviam no terreno três fontes de água, sendo a principal chamada Conceição onde os governadores e jesuítas buscavam água, isto aliás nos leva a crer e com razão que “muito” eles perderam.

 A leitura de todos esses dispositivos nos conduz a analisar as mudanças dos fatos que aproxima nosso conhecer dentro dessa ótica. Essa é uma história que ainda aguarda o seu autor!!! 























Comentários